Quênia – Um país da África

Conheci vários países pelas minhas andanças pela África. Tive a oportunidade de conhecer vários mundos distintos em uma mesma região. Visitei extremos, desde regiões onde as pessoas sequer tinham o que comer, até locais de natureza exuberante, com prais paradisíacas, cheias de turistas gastando todo sua grana em supérfluos.

Certamente um dos países que mais me chamaram a atenção foi o Quênia. Esse é o país tema do artigo de hoje.

Quênia

A República do Quênia é um país da África Oriental, situado bem na linha do Equador, que tem como capital a cidade de Nairobi. A população é de mais de 50 milhões de habitantes, sendo que mais de 70% dessas pessoas possuem menos de 30 anos de idade (a expectativa de vida do país é bem baixa).

O cristianismo é principal religião do país, sendo praticada por mais de 80% dos quenianos. A religião muçulmana é a segunda mais popular, sendo praticada por mais de 10% da população.

O país tem um clima quente e úmido ao longo de sua costa no Oceano Índico, contando com um fauna e flora ricas, destacando-se as savanas e os grandes gramados. Mas em geral, o clima do Quênia varia do tropical (que se espalha ao longo da costa) a temperado (na parte do interior), até chegar ao clima árido (nas partes mais à norte e nordeste).

Ele faz parte da região dos Grandes Lagos Africanos, região essa que é habitada por figuras humanas desde o período Paleolítico. A costa do país acolheu diversas comunidades, de diversos profissionais como ferreiros, agricultores, caçadores e pescadores; sendo que todos comercializavam com países estrangeiros para sobreviver.

No Quênia encontramos paisagens paradisíacas, esculpidas de maneira gloriosa pela natureza. O turismo no país é responsável por mais de 60% do PIB  e continua em contínuo e crescente aumento. O turismo é o maior responsável pelo crescimento da economia do país e é atualmente o setor de maior renda, seguido pelo de cultivo de flores, chá e café. O País é bastante frequentado por turistas de várias regiões do mundo por conta, principalmente, de suas lindas praias costeiras (e também pelas reservas de caça). Dentre as prais mais requisitadas do Quênia, temo a famosa e maravilhosa praia Diani Beach.

Diani Beach – linda praia do Quênia

Os locais de caça, muito adorados por turistas que tem muita grana, possuem os principais animais buscadores por caçadores de todo o mundo, sendo eles: leões, leopardos, búfalos, rinocerontes e elefantes (esses 5 animais são denominados “big five”). Além dos big five, uma população significativa de outros animais selvagens, como répteis e aves, pode ser encontrada nos parques e reservas de caça do país.

As cidades mais populosas e conhecidas do Quênia são: Nairóbi, Mombaça, Kisumu, Nakuru, Eldoret, Kehancha, Ruiru, Tala, etc.

O Quênia é mais conhecido pelos brasileiros certamente por conta dos grandes maratonistas que o pais exporta. Atletas esses que rodam o globo competindo e ganhando as maratonas mais renomadas do mundo, sendo destaques desse tipo de prova por conta de sua biologia propícia e contexto social que facilita a melhoria do seu desempenho.

Quenianos maratonistas

Mais adiante abordarei mais coisas sobre o Quênia e suas especificidades. Aguardem.