Nova Zelândia – País maravilhoso

Eu amo a Nova Zelândia. É, de fato, um país maravilhoso. Duvido que haja alguém que já tenha ido para lá e não tenha se apaixonado, assim como eu.

É um país rico em vários aspectos, a começar pela maravilhosa natureza presente em qualquer lugar para o qual você olhe. É de impressionar a capacidade da natureza de fazer ambientes lindos de maneira totalmente natural e espontânea. E a Nova Zelândia é um país realmente abençoado por toda a sua flora e sua beleza natural.

 

O país é lotado de lugares lindos, que atraem anualmente uma infinidade de turistas, que encontram nas belezas naturais de lá um ambiente acolhedor e que transmite uma série de energias positivas. Um desses lugares inclusive serviu de inspiração direta para o nome desse meu Blog: trata-se do Lago Taupo. Um lindo lago situado na Iha Norte do país, que foi protagonista de um artigo que escrevi a algum tempo atrás e que pode ser lido aqui.

A Nova Zelândia possui o isolamento geográfico como uma das principais características do país, que acaba por impactar muito na fauna, flora e cultura local.  Por conta do isolamento, o país desenvolveu uma fauna peculiar de pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles. Esse isolamento foi o responsável por desenvolver um ecossistema único, com uma característica de destaque que é a ausência, até à colonização do país, de quaisquer mamíferos terrestres, tendo apenas como animais mamíferos típicos da região algumas espécies de morcegos de hábitos noturnos.

A população das ilhas é formada em sua maioria por europeus (mais de 67%), porém a população mais nativa e característica da região são as tribos Maori, que ainda mantém muito de sua cultura do período anterior à colonização europeia (sobretudo inglesa).

O país possui uma rainha, mas que é apenas simbólica, pois não possuí nenhuma influência política de impacto. O poder político fica a cargo do parlamento da Nova Zelândia, sob a liderança do primeiro-ministro – chefe de governo do país.

O país é um dos mais desenvolvidos e industrializados do mundo, mantendo ótimas posições mundialmente em variáveis como: IDH, qualidade e esperança de vida, educação, falta de conflitos, prosperidade, liberdade econômica, pequena burocracia, desenvolvimento humano, liberdade de mídia e imprensa, instituições democráticas e proteção das liberdades civis políticas.

A Nova Zelândia é formada por 2 ilhas maiores principais e algumas ilhas menores, sendo que as principais ilhas do Norte e do Sul são separadas pelo Estreito de Cook (22 km de largura). A população do país é de mais de 4 milhões de habitantes, sendo que a maior parte dessas pessoas (mais de 70%) encontram-se em perímetros urbanos. A principal religião é o cristianismo, sendo praticado por mais de 55% da população.

São muitos assuntos que podem ser abordados a respeito da Nova Zelândia, sendo que estou apenas no início e já escrevi um texto bastante extenso. Pretendo escrever ainda muitos outros artigos mais específicos sobre esse país que amo tanto, ainda não abordei quase nada sobre questões relevantes do país, como os esportes radiciais, os esportes principais (como o rugby), as comidas típicas e até sobre a cultura Maori. Aguardem mais conteúdo sobre esse lindo país mais adiante aqui no site.